sexta-feira, 14 de junho de 2013

Castelão

Castelão foi o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ser entregue

Cerimônia foi realizada (16.12), em Fortaleza, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. O estádio receberá seis partidas do Mundial em 2014 e três da Copa das Confederações em 2013

      

    A primeira entrega de obras de estádios para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi realizada no dia (16.12). No início daquela da noite, a presidenta da República, Dilma Rousseff, descerrou a placa que simboliza o fim do período de reformas do Estádio Castelão, em Fortaleza, e afirmou que a arena traz orgulho a todos os brasileiros e mostra ao mundo a capacidade do país em realizar os grandes eventos esportivos dos próximos anos. A cerimônia, realizada na área externa do estádio, foi finalizada com uma apresentação do cantor cearense Raimundo Fagner.
Recentemente estive em Londres, em um estádio, e quero dizer que o Castelão, em todos os sentidos, mostra que somos capazes de ganhar no campo e fora do campo. [O Castelão] mostra que o brasileiro é capaz de superar obstáculos e entregar uma obra desse tipo”, afirmou Dilma. "Muitos diziam que não éramos capazes, mas hoje começamos a mostrar que somos e a obra está aí. E queria lembrar uma coisa. Inauguramos hoje, 16 de dezembro, num momento especial. Um momento de esforço, de sorte e de vitória, quando o Corinthians se sagra campeão mundial interclubes. Esse fato, independentemente de qualquer outro, mostra que o Brasil é capaz das duas coisas. De ganhar nos campos e de construir um estádio dessa categoria”, disse.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reforçou que, com a entrega da obras, o povo brasileiro dá mostras da capacidade que o país tem para receber grandes eventos esportivos. “Ao entregar o primeiro estádio para a Copa do Mundo de 2014, a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará dão um exemplo da capacidade de acolher o maior evento esportivo do mundo. E de fazê-lo com competência, dentro dos prazos e como uma obra que reúne a beleza da sua arquitetura e a modernidade e a eficiência do seu empreendimento”.






























O presidente da FIFA, Joseph Blatter, enviou uma mensagem por vídeo para cumprimentar as autoridades brasileiras e o povo cearense pela entrega do Castelão. Segundo o dirigente, que estava no Japão para acompanhar a final do Mundial de Clubes, a data é especial por ser um marco alcançado na preparação do Brasil para a Copa das Confederações, em 2013, e para o Mundial de 2014. "A total renovação do Castelão representa um excelente exemplo da parceria entre governo federal, estados, municípios, Comitê Organizador Local e o povo brasileiro", afirmou no vídeo, transmitido no telão instalado na esplanada do estádio. Blatter afirmou, ainda, estar ansioso para ver pessoalmente, em 19 de junho, o primeiro jogo de Fortaleza na Copa das Confederações, entre Brasil e México.
 O estádio

O Castelão tem 63.903 assentos e recebeu investimento de R$ 518,6 milhões, sendo 351,5 milhões de financiamento federal. O estádio será sede de seis partidas da Copa do Mundo de 2014: quatro jogos na primeira fase, sendo um da Seleção Brasileira, e outros dois com cabeças de chave (D1 e G1), além de uma partida das oitavas de final e outra das quartas de final.
Na Copa das Confederações da FIFA 2013, Fortaleza receberá três jogos. São dois pela fase de grupos - Brasil x México (19 de junho) e Espanha contra o campeão da África (23 de junho) - e uma semifinal, no dia 27 de junho.

-Plano de mobilidade de Fortaleza para o torneio mobilizará 250 coletivos e 120 fiscais de trânsito
A Prefeitura de Fortaleza apresentou, durante entrevista coletiva, o Plano de Mobilidade Urbana para a Copa das Confederações da FIFA 2013, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho. Também foi feito detalhamento sobre o andamento das obras da cidade para o Mundial de 2014.
De acordo com o Plano, conforme anunciado na segunda-feira durante o tour de experiência do estádio, as áreas no entorno do estádio Castelão terão circulação restrita ao transporte público. O efetivo da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) identificará as vias restritas à circulação comum, bem como a permissão e proibição de estacionamentos em áreas do entorno.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ficará responsável por oito linhas especiais para transportar os torcedores até a Arena Castelão nos dias de jogos. A operação foi montada pensando na agilidade do serviço e na comodidade da população, que não terá que se preocupar com estacionamento e com custos, pois o transporte será gratuito para quem tiver o ingresso das partidas.
O acesso aos ônibus especiais se dará em cinco bolsões de estacionamento, onde a população poderá deixar o carro: Universidade de Fortaleza, Shopping Via Sul, Centro Administrativo do Cambeba, Supermercado Extra (Antônio Bezerra) e Shopping Parangaba (R. Germano Frank, próximo ao terminal da Parangaba).
Desses locais partirão as linhas expressas, sem paradas no meio do caminho. Essa medida irá garantir a circulação dos coletivos, que poderão fazer diversas viagens até que toda a demanda de público seja atendida. Serão 250 ônibus somente para o deslocamento entre os bolsões e a arena.
Também haverá linhas especiais do Aeroporto Internacional de Fortaleza, da estação de metrô da Parangaba e dos pontos de paradas da Av. Abolição (a partir da Av. Barão de Studart). Todos os pontos de embarque e desembarque estarão identificados e contarão com a presença de fiscais da Etufor para ajudar com informações.

Desembarque

Na chegada ao estádio, os coletivos farão o desembarque por três avenidas: Av. Paulino Rocha, Av. Alberto Craveiro e Av. Dedé Brasil. Os torcedores deverão realizar o embarque de volta nos mesmos locais onde desembarcaram e deverão ficar atentos ao nome das linhas para que retornem ao lugar de onde partiram.
Participaram da coletiva de imprensa o secretário Extraordinário da Copa de Fortaleza, Domingos Neto, o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, o gerente de Transporte do Comitê Organizador Local da FIFA em Fortaleza, Paulo Rodrigues, o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, e o presidente da Etufor, Rogério Pinheiro.

Obras da Copa

O secretário municipal extraordinário da Copa, Domingos Neto, apresentou o avanço das obras de mobilidade urbana. O compromisso firmado a ser concluído até a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 é a construção da rotatória que dá acesso ao Castelão e o trecho da Avenida Alberto Craveiro que vai da Ponte do Riacho Martinho ao estádio.
Até maio de 2014 será concluída a construção do túnel da Avenida Paulino Rocha, que será ligada à avenida Dedé Brasil, e ainda os canteiros centrais e a padronização das calçadas em todas as vias. Os serviços executados até junho deste ano foram alargamento da via e da ponte, pavimentação e drenagem. Atualmente, estão concluídos 82% da Avenida Alberto Craveiro, 78% da Avenida Paulino Rocha.
Segundo Domingos Neto, as obras mais complexas já foram concluídas e atualmente somente a pavimentação está pendente na Alberto Craveiro e na rotatória. As desapropriações (128 na Alberto Craveiro e 37 na Paulino Rocha) e as interferências da Embratel, Oi, Coelce e Cagece, que eram o maior entrave para o andamento da obra, foram resolvidas.

Números

Ônibus (bolsões Arena Casteão): 250
Ônibus (Fan Fest): 25
Bolsões: 5 - Universidade de Fortaleza, Shopping Via Sul, Centro Administrativo do Cambeba, Supermercado Extra (Antônio Bezerra) e Shopping Parangaba (R. Germano Frank, próximo ao terminal da Parangaba). Serão disponibilizadas 15 mil vagas de estacionamento gratuito nos bolsões.
Pontos de paradas das linhas especiais: 3 - Aeroporto Internacional de Fortaleza, da estação de metrô da Parangaba e dos pontos de paradas da Av. Abolição (a partir da Av. Barão de Studart)
Fiscais de trânsito da Etufor: 120 (espalhados pelos bolsões, paradas e Praia de Iracema)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Confira a cobertura completa da entrega da obra do Castelão
» Presidenta ressalta capacidade do país dentro e fora dos gramados
» Presidente da FIFA cumprimenta Fortaleza pela entrega do estádio
» Dilma Rousseff corta a fita de entrega do estádio
» Cobertura do estádio ajuda a garantir conforto térmico
» Preocupação ambiental, uma das marcas do projeto
» Gramado mais próximo do público e vestiários para até quatro equipes
» Assentos modernos, retráteis e resistentes
» Estádio tem 2,4% da capacidade reservada a pessoas com deficiência
» 1.900 vagas cobertas de estacionamento
» Sistema de segurança terá 240 câmeras de monitoramento
» Arena oferece opções de compras e alimentação mesmo em dias sem jogos
» Rodada dupla vai marcar inauguração do campo
» Uma história de 39 anos de clássicos, artilheiros e curiosidades
» Cantor Fagner, que fez show no dia da entrega, lembra histórias com craques do futebol
» Galeria de fotos das obras para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

VÍDEOS:
-PROJETO

-OBRAS NO CASTELÃO

-OBRAS EM FORTALEZA

-OBS: OBRAS  





Nenhum comentário:

Postar um comentário